Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a imprudência de um caminhoneiro em uma rodovia da região de Maringá. Nas imagens, o motorista aparece dirigindo o caminhão com parte do corpo para fora da cabine do veículo. 

A cena foi registrada por outro motorista que passava pelo local. Nos primeiros segundos do vídeo, o caminhoneiro é visto com uma das pernas e um dos braços para fora do veículo. Com uma das mãos, ele segura o que parece ser uma garrafa de bebida alcoólica. 

Ao GMC Online, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, pelas imagens, é possível afirmar que o vídeo tenha sido registrado na entrada de Sarandi, trecho da BR-376. Para a PRF, a conduta do motorista é absolutamente irresponsável. 

Segundo informações do inspetor Pedro Faria, caso fosse flagrado pela polícia dirigindo desta maneira, o caminhoneiro poderia ser acusado de pelo menos um crime de trânsito (Art. 291 do Código de Trânsito Brasileiro), agravado por outras infrações administrativas: about:blank

  • Art. 174: promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo; 
  • Art 167: deixar de usar o cinto de segurança; 
  • Art 252: dirigir com apenas uma das mãos; 
  • Art 167: dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança.

“Se abordado nessas condições, seria aferido se [o motorista] está sob efeito de substâncias psicoativas”, explica o inspetor. Segundo ele, caso o resultado do teste fosse positivo, o motorista poderia ser preso em flagrante. 

Conforme destaca Faria, em casos como esse, é necessário que os motoristas que presenciaram a cena acionem imediatamente a autoridade policial competente. “É importante comunicar a PRF imediatamente para que possamos ir até esse caminhoneiro e retirar de circulação esse tipo de conduta”, aconselha. 

De acordo com a PRF, a conduta do motorista que registrou as imagens também foi incorreta, já que é proibido filmar ou manusear o aparelho celular enquanto dirige. 

Fonte e Créditos: http://www.gmconline.com.br